
Boicote acadêmico contra universidades israelenses cresce a cada dia
AA | 03 mar 2024
Um boicote acadêmico e cultural lançado por um grupo palestino de defesa contra universidades israelenses está crescendo a cada dia, de acordo com um funcionário.
A Coordenadora Palestina e Mundial Árabe da Campanha Palestina para o Boicote Acadêmico e Cultural de Israel (PACBI), Nada Hussein, avaliou as razões e os impactos do boicote acadêmico contra as universidades israelenses.

Universidade Federal do Ceará cancela parceria com Israel
MEMO – Monitor do Oriente Médio | 13 jan 2024
A Universidade Federal do Ceará (UFC) cancelou o edital do 2º Innovation Challenge Brasil-Israel. A reitoria disse que firmou o acordo antes da guerra contra Gaza que não deveria ter mantido a programação, o que considerou um erro. A UFC lamentou “profundamente a emergência de conflitos bélicos e seus impactos, inclusive na vida acadêmica de instituições de ensino e pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior”, disse a instituição em nota pública esta semana.
Como a melancia se tornou símbolo palestino
Portal Terra | 15 nov 2023
O Estado de São Paulo, como todo o Brasil, constituiu-se com a colaboração e a força de imigrantes e escravizados, juntamente com a população originária, autóctone das Américas. Talvez por isso tenhamos uma facilidade maior do que outros povos a acolher e nos sensibilizar com o que ocorre nas diversas partes do mundo. Cada um de nós tem um ascendente que veio de algum lugar exterior e isso reverbera em nossas atitudes.


Nota sobre um manifesto
ADunicamp | 14 nov 2023
Esta breve Nota tem apenas o objetivo de registrar que – diante da descomunal e brutal reação do Estado de Israel ao atentado de 7 de outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas – a comunidade universitária da Universidade Estadual de Campinas não permanece indiferente nem calada.
Nota sobre um manifesto
ADUNEB | 07 nov 2023
A ADUNEB manifesta solidariedade ao povo palestino que tem sofrido massacre de Israel desde 7 de outubro, quando se iniciaram conflitos entre o país e o Hamas, grupo palestino que governa a Faixa de Gaza. Os ataques já mataram 9.922 palestinos e 1.430 israelenses, segundo dados compilados pela agência Al Jazeera (emissora estatal da monarquia do Qatar).


Manifesto de Intelectuais, Artistas e Acadêmicos Brasileiros pelo fim do genocídio e pela libertação imediata do povo palestino!
ADunicamp | 01 nov 2023
Estamos diante de um momento na História em que silenciar-se equivale a compactuar com um dos mais brutais genocídios que a humanidade já viu. A contagem dos mortos cresce num compasso que desafia a imaginação. A cada dez minutos, uma criança é enterrada sob os escombros.