Filmes

Neste documentário premiado, os diretores analisam pela primeira vez em detalhes a analogia do apartheid, comumente usada para descrever o conflito israelense-palestino.

Assista no YouTube

Esta colaboração mostra o movimento de protesto em Gaza como nunca se viu antes. Filmado durante o auge dos protestos da Grande Marcha do Retorno, apresenta imagens exclusivas de manifestações em que 200 civis desarmados foram mortos por atiradores israelitas desde 30 de março de 2018.

Assista no YouTube

Em Tantura, quando o Estado de Israel foi estabelecido em 1948, uma guerra eclodiu e centenas de aldeias palestinas foram ocupadas. Os israelenses conhecem isso como a Guerra da Independência. Os palestinos chamam isso de “Nakba” (a Catástrofe). No final da década de 1990, o estudante de pós-graduação Teddy Katz realizou uma pesquisa sobre o massacre em grande escala que teria ocorrido na vila de Tantura em 1948. Seu trabalho mais tarde foi atacado e sua reputação foi arruinada, mas restam 140 horas de depoimentos em áudio. O longa revisita as gravações e ex-soldados israelenses da Brigada Alexandroni, bem como moradores palestinos, em um esforço para reexaminar o que aconteceu em Tantura e explorar por que “Nakba” é um tabu na sociedade israelense. Os áudios das entrevistas de Katz cortam o silêncio da autopreservação e expõe as maneiras pelas quais o poder, o silenciamento e as narrativas dominantes podem esculpir a história.

Assista no YouTube

Budrus é um vilarejo localizado na fronteira entre a Cisjordânia e Israel, onde em 2003 foi realizado um protesto não-violento. A causa foi o anúncio da construção de um muro pelos israelenses, o qual destruiria oliveiras históricas e economicamente importantes para a comunidade. Ayed Morrar e sua filha estavam à frente do movimento, que conseguiu unir facções palestinas rivais, como o Fatah e o Hamas, e ainda judeus progressistas.

Assista no YouTube

Cinquenta anos após o exílio dos seus avós na Palestina, dois meninos de rua que vivem no campo de refugiados de Shatila, em Beirute, documentam histórias de perda e guerra.

Assista no YouTube

Palestina ainda é o problema é um documentário da Carlton Television de 2002, escrito e apresentado por John Pilger e dirigido por Tony Stark, inspirado no livro Drinking The Sea at Gaza de Amira Hass. Pilger visita o Oriente Médio e tenta descobrir porque é que a paz é ilusória.

Assista no YouTube

Rolar para cima