Vídeos

Neturei Karta | 01 jan. 2023

On December 21, 2022, during a week of police raids and harassments of peaceful anti-Zionist activists in the Mea Shearim neighborhood of Jerusalem, a large group of police entered the neighborhood to remove a Palestinian flag from a lamp post. The police have been met with strong protest.

Assista na íntegra.

TV 247 | 21 abr 2024

No terceiro programa da série sobre “O Genocídio em Gaza e a solidariedade ao povo palestino”, o Trilhas da Democracia entrevistou o Professor de Relações Internacionais da PUC-SP, Reginaldo Nasser, e a Antropóloga e Professora do Departamento de Psicologia da USP-RP, Francirosy Barbosa. Apresentação: Marco Mondaini.

Assista na íntegra.

TV 247 | 14 abr 2024

O Trilhas da Democracia dá prosseguimento à série intitulada “Genocídio em Gaza e solidariedade ao povo palestino”, entrevistando a professora de Saúde Coletiva da UnB, Muna Muhammad Odeh, e o professor de Relações Internacionais da PUC-SP, Bruno Huberman. Em questão: a morte como instrumento colonial utilizado pelo Estado de Israel contra os palestinos de Gaza. Apresentação: Marco Mondaini.

Assista na íntegra.

TV 247 | 07 abr 2024

O Trilhas da Democracia dá início a uma série de quatro programas sobre o genocídio na faixa de Gaza, numa parceria com a Rede Universitária de Solidariedade ao Povo Palestino. Na sua primeira edição, Arlene Clemesha (historiadora e professora de história árabe da Universidade de São Paulo) e Gihad Mohamad (doutor em engenharia civil e professor da Universidade Federal de Santa Maria/RS) dialogam sobre a tragédia sem fim do povo palestino: al nakba. Apresentação: Marco Mondaini

Assista na íntegra.

Democracy Now! | 19 abr 2024

A polícia de Israel deteve na quinta-feira, em sua casa em Jerusalém, a académica palestiniana feminista de renome internacional Nadera Shalhoub-Kevorkian, acusada de incitamento à violência. Shalhoub-Kevorkian, que tem cidadania israelense e americana, foi suspensa pela Universidade Hebraica no mês passado depois de ter dito numa entrevista que Israel estava cometendo genocídio em Gaza, embora a universidade a tenha reintegrado mais tarde.

Assista na íntegra.

AJ+ | 07 abr 2024

Passaram seis meses desde que Israel iniciou a sua implacável campanha de bombardeamento na Faixa de Gaza. Durante esse tempo, a jornalista Bisan Owda foi obrigada a deixar a sua casa na cidade de Gaza e foi deslocada várias vezes. Foi testemunha de explosões de bombas a poucos metros do seu abrigo, ouviu inúmeras histórias de morte e destruição e está agora a passar o Ramadão sem eletricidade ou comida e água adequadas. A sua história é a mesma de milhões de outras pessoas em Gaza, que sofreram um ataque brutal de seis meses às suas vidas e casas. Durante este período, mais de 33.000 pessoas foram mortas, incluindo pelo menos 13.000 crianças, e 70% das infra-estruturas da faixa foram danificadas ou destruídas.

Assista na íntegra.

Al Jazeera English | 25 fev 2024

Neste episódio de Centre Stage, o convidado é Ilan Pappé, um historiador israelita e professor na Universidade de Exeter. Pappé é conhecido pelas suas opiniões francas sobre a questão israelo-palestiniana, que suscitam tanto elogios como críticas. É autor de vários livros, incluindo “The Ethnic Cleansing of Palestine”, no qual desafia a narrativa tradicional israelita sobre a criação de Israel em 1948.

Assista na íntegra.

Tutaméia TV | 15 fev 2024

TUTAMÉIA entrevista a historiadora Arlene Clemesha, professora de História Árabe do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e diretora do Centro de Estudos Árabes da USP.

Assista na íntegra.

A Universalidade da Questão Palestina | 26 abril 2024

Diante da urgência de evidenciar a multiplicidade e complexidade da história da dominação e violência colonial de Israel sobre a Palestina, a proposta da mesa é problematizar noções do que até pouco tempo era denominado como “o conflito” Israel/Palestina. Destinado a público amplo e diverso, o evento busca chamar a atenção para a questão palestina, a partir de um exame histórico-antropológico crítico.

Assista na íntegra.

Rolar para cima