Genocídio

Salem Nasser | A Terra é Redonda, 28 nov 2023

Enquanto há combate, e enquanto os palestinos, os combatentes e a população como um todo, não estão derrotados, há também os “massacres”

“De vocês, a espada / E de nós, o nosso sangue / De vocês, o fogo e o chumbo / E de nós, a nossa carne”.

Escrevo enquanto nos perguntamos todos se a trégua na guerra sobre Gaza – que terminaria hoje – será prolongada, ou se os combates e os massacres serão logo mais retomados.

Primeiro, como chamar o que acontece em Gaza? As possibilidades são várias: guerra de Gaza, guerra sobre Gaza, guerra entre Israel e Hamas, ataques israelenses contra Gaza, massacre de Gaza, genocídio israelense… Cada um de nós tenderá a usar um ou outro desses modos de nomear a realidade. Faremos isso revelando o modo como tendemos a ler os fatos ou a percebê-los, quer nossa percepção seja consciente ou não, pensada ou naturalizada. Faremos isso, também, querendo fazer com que os outros percebam as coisas de determinado modo, estrategicamente, portanto.

Confira o artigo na íntegra

Salem Nasser | A Terra é Redonda, 30 jan 2024

O apoio incondicional a Israel, por parte do Ocidente, revela que esse Ocidente nunca acreditou na sua própria mentira sobre a universalidade dos direitos humanos

Eu, semita…

Comecemos com isto: eu sou semita. Ou melhor, se alguém neste mundo pode ser semita, então eu sou semita.

Não digo, com isso, que sou descendente de Sem, filho de Noé, que, francamente, não sei se chegou a existir.

Confira o artigo na íntegra.

ADunicamp

Durante a primeira plenária do 42º Congresso do ANDES-SN, foi apresentada a moção de repúdio “Não é Guerra, é Genocídio!”. O texto, que foi aprovado de forma unanime, manifesta apoio à causa Palestina, ao direito à autodeterminação do povo palestino, assim como condena enfaticamente o massacre e o genocídio desse povo. O documento será destinado ao Ministério de Relações Exteriores, ao Congresso Nacional, à Secretaria da Presidência da República, às Embaixadas de Israel e da Palestina, à Federação Árabe Palestina do Brasil e às Secretarias da ONU e da OEA.

Confira na íntegra.

Rolar para cima