Israeli Universities Attacking Campus Uprisings Uphold Israel’s Crimes Against Palestinians
PACBI | 01 de maio de 2024
The heads of nine Israeli universities issued a statement making vile, dangerous and entirely unfounded accusations against the inspiring student mobilizations for divestment from Israeli genocide and apartheid.
These same universities uphold Israel’s crimes against Palestinians.
Israel’s Universities Are a Key Part of Its Apartheid Regime
MAya Wind
Opponents of the academic boycott of Israel claim that its universities are havens of free inquiry. In fact, they supply vital support to Israel’s system of apartheid rule and are complicit in the violent suppression of Palestinian scholarship.
v. 20 n. 42 (2024): Tensões Mundiais – Edição Extraordinária: Genocídio do Povo Palestino
28 de abril de 2024 | Tensões Mundiais
Nesta edição especial da Revista Tensões Mundiais, intitulada “Genocídio do Povo Palestino”, nos debruçamos sobre um momento histórico agudo e grave, que requer a atenção inadiável da opinião pública global. Vivemos tempos em que a resistência palestina transcende as fronteiras de seu território, convertendo-se em um apelo em defesa da vida, da autodeterminação e da sobrevivência de seu povo. Esta edição não apenas responde esse apelo, mas também procura o papel fundamental da academia e do pensamento científico crítico na articulação da opinião pública mundial e na disputa de ideias.
Belém é declarada Espaço Livre de Apartheid e se junta à luta palestina: ”Causa muito justa”, diz o prefeito
23 de março de 2023 | Vi o Mundo
O município de Belém, capital do Pará, na região amazônica do Brasil, foi declarado um “Espaço Livre de Apartheid (ELA)”, se agregando aos centenas de espaço pelo mundo que denunciam a opressão do povo palestino por “Israel”.
A iniciativa do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) coroou o Festival dos Povos contra o Racismo e o Apartheid, realizado na pela Prefeitura de Belém entre 19 e 21/03.
Moção contrária a qualquer cooperação da UnB com o Estado de apartheid de Israel
25 de março de 2021 | ADUnB
Leia íntegra da Moção contrária a qualquer cooperação da UnB com o Estado de apartheid de Israel.
MOÇÃO CONTRÁRIA A QUALQUER COOPERAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COM O ESTADO DE APARTHEID DE ISRAEL, APROVADA NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDIÁRIA DA ADUnB REALIZADA EM 22.03.2021
Em fevereiro de 2021 foi divulgado na página do Facebook da reitora da Universidade de Brasília o comunicado de uma proposta de colaboração realizada com o embaixador de Israel e o convite à empresas israelenses para se instalarem no parque científico e tecnológico da universidade. Em resposta, um grupo de docentes e discentes integrantes da UnB enviaram uma carta-manifesto para a reitora cujo conteúdo apelou para a rejeição de tal colaboração com base em dados documentados que evidenciam o caráter racista e expansionista de Israel e do regime de apartheid que o caracteriza.
Standing up for academic freedoms for all scholars
5 de junho de 2024 | NIAS
The Netherlands Institute for Advanced Study (NIAS-KNAW) is committed to academic freedoms. NIAS seeks to protect and foster the freedom of scholars to design and conduct their own research, and to safely communicate the insights and results gained. The fulfillment of these basic needs of scholars is a precondition for academic and public debate, and thus a cornerstone of democracy.