Livros acadêmicos

Edited by Mitri Raheb and Graham McGeoch

Este é um livro sobre genocídio e Gaza. Gaza tornou-se a bússola moral do nosso mundo atual. Nesta guerra, a teologia foi usada como arma contra o povo palestino tanto por políticos israelenses quanto por sionistas cristãos. É um livro inspirado nas teologias da libertação palestinas. O livro destaca respostas acadêmicas e práticas à invasão israelense de uma parte dos territórios palestinos ocupados amplamente referida como Gaza na mídia e no discurso popular. No entanto, o livro também situa Gaza e a Palestina na longa duração do colonialismo de povoamento, das colonialidades do poder e do lado oculto da modernidade. Theology After Gaza: A Global Anthology é fruto da urgência do momento. Inspirado nas teologias da libertação palestinas, ele articula parte da “morte de Deus” e a indignação moral e ética familiar àqueles versados no cristianismo e na teologia ocidentais. Ele também explora Gaza como uma exterioridade — uma exterioridade ao cristianismo e à teologia ocidentais, ao sistema internacional e como uma contra-testemunha ao sionismo. Esta antologia é a primeira contribuição do gênero, oportuna e relevante, que aborda uma questão relevante de importância global com autores conhecidos e escritores prolíficos, incluindo estudiosos judeus e muçulmanos.

Cascade Books

Edward W. Said

Publicada originalmente em 1979, foi atualizada pelo autor no prefácio à edição de 1992. Nesse texto, Said lembra que entre 1978 e 1992, quando considerava a questão palestina “a última grande causa do século 20”, um mundo novo havia surgido, moldado por inúmeros fatos. No Oriente Médio, a invasão do Líbano por Israel, em 1982, o início da longa intifada, em 1987, a crise e a Guerra do Golfo, de 1990 a 1991, e a conferência de paz de 1991, além da revolução iraniana. No Leste Europeu, a dissolução da União Soviética, na África, a libertação de Nelson Mandela e a independência da Namíbia e, na Ásia, o fim da guerra do Afeganistão. “No entanto, causando estranheza e infortúnio, a questão palestina persiste – sem solução, aparentemente irreconciliável, indomável”, escreveu Said, mudando o tom ligeiramente otimista que imprimiu ao livro.

Editora Unesp

1ª edição (2 agosto 2012)

Ilan Pappe

Neste livro, o historiador israelense Ilan Pappe desafia a narrativa mainstream sobre as origens e a identidade contemporânea do Estado de Israel. Os “dez mitos” que Pappe explora ― repetidos interminavelmente na mídia e aceitos sem questionamento pela maioria dos governos do mundo ― reforçam o status quo regional. Pappe se opõe, por exemplo, à afirmação de que a Palestina era uma terra vazia antes da ocupação israelense, reescrevendo a história da formação do sionismo e seu papel nas primeiras décadas da construção do Estado de Israel. Ele analisa também os mitos em torno dos motivos do fracasso dos Acordos de paz de Camp Davis e das razões oficiais dos ataques a Gaza. Finalmente, Pappe explica por que a solução de dois estados não é mais viável.

Editora Tabla

1ª edição (23 maio 2022)

Breno Altman

Este livro de autoria de Breno Altman faz uma precisa contribuição para o debate público em um momento oportuno. A discussão desde o 07/10 está permeada por más compreensões reforçadas pela grande mídia. Herdeiro de uma tradição judaica, comunista e antissionista, além de jornalista de grande experiência, Altman explica, em escrita rasante, os fundamentos do sionismo, da Questão Palestina e do Estado de Israel. Aponta as diferenças entre judaísmo e sionismo; demonstra como o sionismo se transformou em uma ideologia racista, colonial e teocrática; e coloca como o resultado é um regime de apartheid que oprime o povo palestino de diversas formas. A diversidade de temas que Altman levanta demonstra a óbvia complexidade da Questão Palestina/Israel, mas a objetividade com que ele narra e analisa os fatos demonstra que este assunto não deve ser tratado de forma particular por iniciados.

Alameda Editorial

1ª edição (5 dezembro 2023)

Organização: Osvaldo Coggiola

Os acontecimentos a partir de 7 de outubro de 2023, o ataque palestino ao território israelense e o brutal revide de Israel, provocando mortes, especialmente de crianças, mulheres e velhos, que se contam às dezenas de milhares, abalaram, mais do que à chamada “opinião pública mundial”, à própria consciência humana. Nesta coletânea, o conflito é abordado a partir de todos seus elementos: históricos, geopolíticos, econômicos, sociais e culturais. Somente com base nessa dimensão global é possível, não apenas compreender, mas também se posicionar diante do drama central de nossa época, que se alastra há já três quartos de século, e que possui, por todos os aspectos implicados nele, um alcance histórico e mundial, do qual nenhum país nem corrente política ou de pensamento pode fugir.

‎ Editora Livraria da Física

1ª edição (20 dezembro 2023)

Rolar para cima