Al Nakba – Um Estudo Sobre a Catástrofe Palestina
Soraya Misleh
Neste conciso e notável relato histórico sobre a catástrofe na Palestina em 1948, Soraya Misleh transcreve a fala de alguns sobreviventes de Qaqun, uma das centenas de aldeias e vilarejos destruídos por forças palamilitares sionistas. Além de analisar as origens da ideologia sionista – conceito-chave para a compreensão da Nakba -, a autora dá voz a alguns palestinos que, forçados a deixar sua terra, sobrevivem penosamente em campos de refugiados. Mas, apesar da extrema brutalidade da limpeza étinica, a Palestina e seu povo não desaparecem. Ou, como diz um sobrevivente da catástrofe: “A Palestina é um nome e um corpo, uma coisa amável que jamais se esquece”.
Editora Sundermann
01 de janeiro de 2017
Returnees: os israelenses encalhados na Europa que o destino trouxe ao Brasil
Samuel Kilsztajn
Em Returnees, Samuel Kilsztajn cria uma dinâmica de ir e vir entre as personagens e as estruturas em meio às quais elas se movimentam, e daí nasce, ajudada pela clareza da escrita, uma história que prende, emociona e faz pensar nas pedras que as pessoas encontram pelo caminho. De modo tantas vezes inusitado e cruel.
E as palavras que descrevem esse penoso giro pelo vasto mundo não são medidas por uma suposta polidez: são ditas com todas as letras. Gritam. Passadas sete décadas, o drama dos refugiados torna-se a cada dia mais presente em todos os continentes. Há que bradar por eles.
Publicação independente
19 fevereiro 2023
Jaffa
Samuel Kilsztajn
O Estado Judeu, no pós-guerra, foi criado de forma a estancar o antissemitismo milenar disseminado nas sociedades cristãs, mas, como resultado, desencadeou o antissemitismo entre os muçulmanos, que até então conviviam pacificamente com os judeus. Acossados pelos europeus, em seu instinto de sobrevivência, os judeus aportaram e ocuparam a Palestina; e os palestinos muçulmanos, em seu instinto de sobrevivência, lutam contra o Estado de Israel. Temos, portanto, dois povos lutando pela sobrevivência e pela preservação de sua autoestima. É lícito utilizar a opressão que os judeus europeus sofreram durante o Holocausto para justificar a opressão ao povo palestino muçulmano?
Publicação independente
19 junho 2023