CNN | 19 de abril de 2024

Dezenas de ativistas que denunciam a guerra de Israel em Gaza continuam acampados na Universidade de Lawn West, na Universidade de Columbia, na sexta-feira, um dia depois de a polícia de Nova York prender mais de 100 pessoas suspeitas de invasão criminosa durante uma manifestação pró-palestina no campus.

The Guardian | 22 de abril de 2024

Centenas de membros do corpo docente da Universidade de Columbia, em Nova York, realizaram uma paralisação em massa na segunda-feira para protestar contra a decisão do presidente de ter policiais presos em um protesto pró-palestino na semana passada.

Slate | 21 de abril de 2024

Em questão de dias, o campus da Universidade de Columbia tornou-se um ponto crítico para a agitação política do país – o local de protestos apaixonados de jovens sobre a guerra de Israel em Gaza e o apoio dos EUA a ele, que por sua vez alimentou uma reação vociferante, uma enxurrada de atenção da mídia nacional e mais de 100 prisões.

Adusp | 19 de abril de 2024

A Congregação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) aprovou nesta quinta-feira, 18 de abril, na sua 442ª reunião ordinária, uma “moção de repúdio ao massacre em curso na Faixa de Gaza”, que propõe “fim imediato do genocídio em Gaza”.

Adalah | 18 de abril de 2024

Adalah: Os argumentos da polícia mostram claramente que a prisão do professor Shalhoub-Kevorkian é ilegal, visando sua pesquisa, trabalho acadêmico e opiniões críticas a Israel em fóruns internacionais.

Declaração | 18 de abril de 2024

Por volta das 17h de quinta-feira, 18 de abril de 2024, a professora da Universidade Hebraica e estudiosa feminista de renome internacional Nadera Shalhoub-Kevorkian foi presa pela polícia israelense em sua casa na Cidade Velha de Jerusalém sob a acusação de incitamento à violência.

DW | 11 de abril de 2024

Apoiadores dos palestinos têm movido ações judiciais em tribunais alemães para tentar forçar governo a interromper apoio militar a Israel. Berlim afirma que suas políticas não violam a lei nacional ou internacional.

Uol | 10 de abril de 2024

Um grupo de cinco manifestantes foi preso após pintar com tinta vermelha um prédio do governo inglês. Eles protestavam contra o apoio do Reino Unido a Israel no conflito em Gaza.

Diálogo e Ação Petista | 08 de abril de 2024

No sábado, 30 de março, um grande encontro internacional de judeus contra a guerra colonial na Palestina, contra o antissemitismo e contra a repressão foi realizado na sede do POI, Partido Operário Independente, em Paris. O evento foi organizado pela Tsedek! (um coletivo judaico pró descolonização criado em 2023 para lutar contra o racismo de estado na França e pelo fim do apartheid/ocupação em Israel-Palestina) e pela UJFP (União Judaica pela Paz), e reuniu cerca de 25 palestrantes de diferentes organizações da França e do mundo, em torno de quatro painéis, com várias centenas de participantes.

Institute for Palestine Studies | 28 de março de 2024

Estudiosos Contra a Guerra à Palestina (SAWP), uma coalizão transnacional fundada a partir do mais recente ataque genocida de Israel em Gaza desde outubro. 7, lançou um apelo internacional à ação em fevereiro para o público se opor a ficar contra o escosticida. O SAWP define o escosticida como um termo “primeiro cunhado pelo professor Karma Nabulsi … para descrever a destruição sistemática da educação palestina por Israel”.

Jornal da USP | 08 março 2024

O Estado de São Paulo, como todo o Brasil, constituiu-se com a colaboração e a força de imigrantes e escravizados, juntamente com a população originária, autóctone das Américas. Talvez por isso tenhamos uma facilidade maior do que outros povos a acolher e nos sensibilizar com o que ocorre nas diversas partes do mundo. Cada um de nós tem um ascendente que veio de algum lugar exterior e isso reverbera em nossas atitudes.

AA | 03 mar 2024

Um boicote acadêmico e cultural lançado por um grupo palestino de defesa contra universidades israelenses está crescendo a cada dia, de acordo com um funcionário.

A Coordenadora Palestina e Mundial Árabe da Campanha Palestina para o Boicote Acadêmico e Cultural de Israel (PACBI), Nada Hussein, avaliou as razões e os impactos do boicote acadêmico contra as universidades israelenses.

MEMO – Monitor do Oriente Médio | 13 jan 2024

A Universidade Federal do Ceará (UFC) cancelou o edital do 2º Innovation Challenge Brasil-Israel. A reitoria disse que firmou o acordo antes da guerra contra Gaza que não deveria ter mantido a programação, o que considerou um erro. A UFC  lamentou “profundamente a emergência de conflitos bélicos e seus impactos, inclusive na vida acadêmica de instituições de ensino e pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior”, disse a instituição em nota pública esta semana.