Notícias

Na tarde de 11 de julho de 2025, às 14h, na Faculdade de Direito da UFF, no Ingá, houve o lançamento do Comitê Niterói de Solidariedade aos Palestinos. Com a presença de mais de 300 pessoas, foi realizado um debate com os jornalistas Breno Altman, Gizele Martins, Miguel do Rosário e Leila Salim.

Leia na íntegra.

“Do rio ao mar, Palestina livre já”, “Estado de Israel, estado assassino. E viva a luta do povo palestino”. Estas foram algumas das frases pronunciadas ontem, terça (1), no Centro de Aracaju, por vários representantes de movimentos sociais, estudantis, sindicais e de partidos políticos.

Leia na íntegra.

O Conselho do IERI repudia os atos de violência contra as populações civis no Oriente Médio e, em particular, condena o genocídio levado a cabo pelo Estado de Israel contra o povo palestino, de acordo com a Relatora para os Territórios Palestinos Ocupados do Conselho de Direitos Humanos da ONU e de entendimento preliminar da Corte Internacional de Justiça.

Leia na íntegra.

A Faculdade de Educação da Unicamp aprovou, em sua 394ª Reunião Ordinária da Congregação, realizada em 25 de junho de 2025, uma moção de repúdio às violências contra populações civis na Palestina, especialmente às atrocidades perpetradas pelo Estado de Israel na Faixa de Gaza.

Leia na íntegra.

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), através do seu Comitê Migrações e Deslocamentos, da sua Comissão de Direitos Humanos e do seu Comitê de Relações Internacionais, vem expressar sua preocupação e repúdio ao PL 472/25 apresentado pelo deputado federal Eduardo Pazuello, o qual “institui a nível nacional a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto” (IHRA é o acrônimo em inglês).

Leia na íntegra.

Por determinação da Reitoria, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) decidiu cancelar a realização da “Feira Cultural Internacional 2025”, evento que promoveria no próximo dia 23 de abril, no Centro Intercultural Internacional (CII).

Leia na íntegra.

Cebes | 03 de setembro de 2024

O genocídio perpetrado pelo Estado de Israel sobre a população palestina atingirá a deplorável marca de um ano de duração no próximo mês. Nós, profissionais da saúde, humanistas do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), seguimos com horror e consternação a evolução da barbárie sem precedentes da qual o povo palestino é vítima.

Leia na íntegra

Opera Mundi | 30 de maio de 2024

Destacados artistas, políticos e intelectuais assinaram, nessa quinta-feira (30/05), carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigindo que o governo rompa relações com o Estado de Israel que mantém uma ofensiva militar contra os palestinos.

Leia na íntegra

Carta Capital | 29 de maio de 2024

O presidente Lula (PT) nomeou o diplomata Frederico Meyer como o representante do Brasil na Conferência do Desarmamento, em Genebra, na Suíça.

Leia na íntegra

CNN | 19 de abril de 2024

Dezenas de ativistas que denunciam a guerra de Israel em Gaza continuam acampados na Universidade de Lawn West, na Universidade de Columbia, na sexta-feira, um dia depois de a polícia de Nova York prender mais de 100 pessoas suspeitas de invasão criminosa durante uma manifestação pró-palestina no campus.

Leia na íntegra

The Guardian | 22 de abril de 2024

Centenas de membros do corpo docente da Universidade de Columbia, em Nova York, realizaram uma paralisação em massa na segunda-feira para protestar contra a decisão do presidente de ter policiais presos em um protesto pró-palestino na semana passada.

Leia na íntegra

Slate | 21 de abril de 2024

Em questão de dias, o campus da Universidade de Columbia tornou-se um ponto crítico para a agitação política do país – o local de protestos apaixonados de jovens sobre a guerra de Israel em Gaza e o apoio dos EUA a ele, que por sua vez alimentou uma reação vociferante, uma enxurrada de atenção da mídia nacional e mais de 100 prisões.

Leia na íntegra

Adusp | 19 de abril de 2024

A Congregação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) aprovou nesta quinta-feira, 18 de abril, na sua 442ª reunião ordinária, uma “moção de repúdio ao massacre em curso na Faixa de Gaza”, que propõe “fim imediato do genocídio em Gaza”.

Leia na íntegra

Rolar para cima